Números decimais são números que possuem vírgula, por exemplo, 2,35; 1,2; 0,25. Ao lermos esses números falamos o seguinte, por exemplo:
1,5 = temos o costume de ler “um vírgula cinco”, mas matematicamente está incorreto. Para fazer a leitura corretamente de um número decimal devemos saber algumas definições.
Todo número que é escrito na forma decimal pode ser transformado em fração, isso é através da decomposição do número decimal transformamos-os em fração, veja como:
5,2----- 5 é a parte inteira do número e 2 é a parte decimal, então se somarmos a parte inteira com a decimal resultamos no número 5,2.
5 + 0,2 = 5,2. O número 0,2 continua decimal, então para transformá-lo em fração vamos reparar que ele não possui parte inteira, apenas parte decimal a qual é composta por apenas um número, então 0,2 é o mesmo que
2 .
10
Podemos então dizer que 5,2 = 5 + 0,2 , com base nessa soma dizemos que a leitura de 5,2 ficará assim: cinco inteiros e dois décimos.
Veja alguns exemplos abaixo:
2,1 = dois inteiros e um décimo.
0,36 = trinta e seis centésimos.
2,36 = dois inteiros e trinta e seis centésimos.
14,6 = quatorze inteiros e seis décimos.
ACHEI INTERESSANTE POSTAR ESSAS INFORMAÇÕES ABAIXO:
APROVEITE E BOM ESTUDO !!!!!!
NO SITE
https://brasilescola.uol.com.br/matematica/operacoes-com-numeros-decimais.htm
Quando desejamos realizar operações de adição ou de subtração, podemos utilizar o algoritmo de cada operação. Mas devemos nos lembrar de que a parte inteira deve somar apenas com outra parte inteira, do mesmo modo a parcela decimal deve ser operada com a outra que também é decimal. Para evitar enganos, é recomendável que façamos o algoritmo colocando sempre a vírgula embaixo de outra vírgula. Vejamos alguns exemplos:
Na imagem, temos alguns “zeros” em vermelho. Isso aconteceu porque nem sempre todos os números terão a mesma casa de números decimais e, a fim de melhorar nossos cálculos, devemos preencher com zeros os espaços vazios à direita.
Em se tratando de multiplicação, não há a necessidade de colocarmos vírgula embaixo de vírgula. Devemos realizar a multiplicação da forma tradicional, mas devemos lembrar que é necessário unir a quantidade de casas decimais. Por exemplo, o caso da multiplicação de 0,075 por 0,001. Ao fazermos a multiplicação normalmente, desconsiderando a vírgula, obtemos o resultado 75, mas o primeiro número tem três algarismos após a vírgula, e o segundo, três algarismos. Portanto, a resposta é 0,000075. Vejamos alguns exemplos:
A divisão de números inteiros requer a nossa atenção para alguns detalhes. Vejamos os possíveis casos de divisões:
1º – Divisão de números inteiros
a) Quando o dividendo é maior que o divisor:
Nesse caso, poderíamos ter finalizado a divisão tendo como quociente o número 8 e deixando 3 como resto. Como demos continuidade, foi necessário acrescentar o zero ao fim dos números que seriam divididos para concluir a divisão. Quando é necessário fazer o acréscimo do zero, colocamos uma vírgula no quociente.
b) Quando o dividendo é menor que o divisor:
Nesse exemplo, queremos dividir 4 por 8. Mas para conseguir fazer esse cálculo, é necessário aumentar o dividendo. Então antes de iniciar a divisão, precisamos acrescentar um zero após o 4, transformando-o em 40. Ao fazer isso, colocamos um zero e uma vírgula no início do quociente para em seguida iniciar de fato a divisão. Caso fosse necessário, poderíamos colocar outro zero no dividendo, então haveria 400, e, no quociente, acrescentar outro zero após a vírgula, ficando com 0,0. É possível realizar esse processo quantas vezes forem necessárias.
2º – Divisão entre inteiros e decimais
a) Dividendo inteiro e divisor decimal
Quando precisamos dividir um número inteiro por outro que é decimal, é necessário tornar o dividendo também um número decimal. Para isso, basta acrescentar uma vírgula e um zero e verificar se o dividendo e o divisor possuem a mesma quantidade de números após a vírgula. Se for necessário, podemos acrescentar zeros até ficarem iguais. Feito isso, desconsideramos a vírgula e realizamos a divisão normalmente.
a) Dividendo decimal e divisor inteiro
Semelhantemente ao caso anterior, precisamos que o divisor seja também um número decimal. Para tanto, acrescentamos nele a vírgula e um zero e verificamos se a quantidade de zeros após a vírgula é mesma para o divisor e para o dividendo. Feito isso, podemos realizar a divisão como de costume.
3º – Divisão entre decimais
Para realizar a divisão entre números decimais, é necessário que ambos tenham a mesma quantidade de números após a vírgula. Como já foi dito, acrescentamos zeros ao fim do número até que consigamos igualar a quantidade de casas decimais. Feito isso, desconsideramos as vírgulas e realizamos a divisão.
ATIVIDADE EXTRA - NÚMEROS DECIMAIS 1
ATIVIDADE EXTRA - NÚMEROS DECIMAIS 2
OS LINKS PARA AS ATIVIDADES ESTÃO ACIMA.
IMPORTANTE!!!!
LEMBRETE!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário