6° Ano
ASSUNTOS:
Números romanos;
Números naturais: adição, multiplicação, divisão expressão numérica e problemas envolvendo as 4 operações
Segue algumas dicas para os alunos:
Números romanos:
As 4 Letras que só podem aparecer até 3 vezes
I, X, C e M
( IXI COME MUITO)
1,10,100 e 1000
As 3 Letras que só aparecem uma vez
V, L, D
(VALEU DAVI)
5 - 50 - 500
NÃO ESQUEÇAM DOS 6 PARES ESSENCIAIS
IV - IX Exemplo: 1949 - MCMXLIX
4 - 9
XL - XC
40 - 90
CD - CM
400 - 900
Números Naturais:
Expressões numéricas; Dica do Tio Bruno
Lembre da musiquinha;
Da dentro faz tá fora repete....
Calhau (multiplicação e divisão) prioridade... Cidade Operária (soma e subtração) o último
Ex: 5 x 2 + (20 x 2 + 4) - 10 =
10 + ( 40 +4 ) - 10 =
10 + 44 - 10 =
54 - 10 = 44
7° Ano
Assuntos:
Sequências - múltiplos - divisores - divisibilidade - números primos
Dica do tio Bruno:
*Não esqueçam de estudar as primeiras atividades feitas no caderno sobre sequências;
*Esteja afiado na tabuada para múltiplos e divisores
*Estude bastante as regras do 2, 3, 4, 5, 6 e 9 de divisibilidade;
*Estude apenas as questões selecionadas do livro e todas as listas de exercícios;
* Aprenda a maioria do números primos pois lhe ajudará na decomposição dos fatores primos.
8° Ano C
Assuntos:
conjuntos numéricos - notação científica -´potenciação
Dicas do Tio Bruno:
*Estude pelas aulas do caderno - não esqueça de olhar as dicas q mandei anotar no caderno em relação a potenciação. Por exemplo:
Se a base for negativa e o expoente par o resultado sempre será positivo
Ex. (-5)² = (-5) x (-5) = 25
Se a base for negativa e o expoente impar o resultado sempre será negativo
Ex. (-5)³= (-5) x (-5) x (-5) = - 125
* Na notação científica não esqueça - número menor que 1 o expoente é negativo - número maior que 10 o expoente é positivo.
Note a diferença
Ex. 0,0054 = 5,4 x 10-³ (expoente negativo)
Ex. 5400 = 5,4 x 10³ (expoente positivo)
* Estude raiz quadrada exata e não - exata conforme estudado em sala de aula e a área do retângulo ( base vezes altura).
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